Nossa página

sábado, 19 de março de 2011

Jabuticabeira Plinia peruviana (Poir.) Govaerts



















      Planta conhecida popularmente como Jabuticabeira ou Jaboticaba, mas recebeu o nome científico de Plinia peruviana (Poir.) Govaerts. A Jabuticabeira pertence a família Myrtaceae, a mesma família da Goiabeira, Jambo, Araça, Pitanga, Cambuim entre outras espécies. A jabuticaba é uma árvore de altura média atingindo cerca de 15 metros de altura e apresenta copa em formato piramidal. Seu tronco é bastante ramificado e sua casca é lisa, que se renova após a frutificação.
      Suas folhas são opostas, lanceoladas e de base aguda, pequenas, vermelhas quando novas, depois verdes, mais ou menos lustrosas. Suas flores são brancas, pequenas, sésseis e surgem na primavera. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos e quando totalmente amadurecidos ficam vermelhos escuros e por fim negros, com 1 a 4 sementes e polpa esbranquiçada, de sabor doce agradável. é do tipo baga, coroado pelo cálice, quase séssil. árvore de crescimento lento, demora cerca de 10 anos para ocorrer a primeira frutificação, mas quando começa "não para mais" e sua produtividade aumenta a cada ano.















      Ela se cobre de frutos desde o tronco, galhos e não raro até as raízes descobertas. "Esses frutos são ricos em polifenóis, os quais podem ser aproveitados pela indústria farmacêutica e alimentícia, devido ao seu alto conteúdo de antioxidantes, podendo ser apreciado para o consumo in natura com ou sem casca ou na forma de sucos, bebidas fermentadas, vinagre, licores, sorvetes e geléias"(FORTES et al.,2008). Os compostos fenólicos são os principais responsáveis pela capacidade antioxidante, agindo como quelantes de oxigênio singlete e triplete, sequestrante de radicais livres e inibidor enzimático, além de atuarem como sinergistas de outros compostos fenólicos, dessa forma contribuem positivamente na prevenção de de doenças cardiovasculares e cancerígenas.(DIMITRIOS,2006).
 
















      Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, profundos e ricos em matéria orgânica. As mudas devem ser plantadas em covas bem preparadas, caladas e adicionadas de esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca. É muito exigente em água, devendo ser irrigada regularmente, com especial atenção durante a floração e frutificação. É pouco tolerante às secas ou geadas. A Jabuticabeira multiplica-se por sementes, enxertia, estaquia e mergulhia.
      Árvore brasileira nativa da Mata Atlântica, que ocorre em grande parte do Brasil, sendo mais comum em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas também já foi registrada nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.

REFERÊNCIAS:
Renato Braga. Plantas do nordeste, especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996. Pg:293.
Gomes, Raimundo Pimentel. Fruticultura brasileira. São Paulo: Nobel.1972. Pg:263-267.
ALVES-COSTA, Cecília P.; LÔBO, Diele; LEÃO, Tarcísio; BRANCALION, Pedro H.S.; NAVE, André Gustavo; GANDOLFI, Sergius; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; TABARELLI, Marcelo. Implementando Reflorestamentos com Alta Diversidade na Zona da Mata Nordestina: Guia Prático. Recife-PE: J. Luiz Vasconcelos, 2008. 220p. il., fig., tab.
Rosa,Cleonice Gonçalves&JACQUES,Andressa Caroline& BUENO,Francine Manhago&PESTANA-BAUER,Vanessa Ribeiro. COMPOSTOS FENÓLICOS INDIVIDUAIS DE JABUTICA(Myrciaria jabuticaba) POR CLAE. XII ENPOS II AMOSTRA CIENTÍFICA 2010.
Créditos de algumas fotos:

2 comentários: