Nossa página

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Perereca de banheiro Scinax x-signatus (Spix,1824); Fauna do RN.

      Anfíbio Anuro(sem cauda) da família Hylidae, conhecido popularmente como perereca de banheiro, mas cientificamente foi denominada Scinax x-signatus .


















   Scinax x-signatus é muito comum, sendo encontrada facilmente próximo a corpos d´água temporários na época das chuvas. Vive em áreas abertas, bordas de florestas e savana tropicais. Pode ser vista em algumas porções de água na área urbana devido a sua capacidade de adaptação a pertubação humana. Por isso também é encontrada no interior de residências, achando-se frequentemente no local mais úmido das casas, o banheiro.

Scinax x-signatus fotografada próximo ao banheiro de uma residência, em Parnamirim, Rio Grande do Norte.
Scinax x-signatus fotografada em uma residência no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte.
Machos dessa espécie têm sido observados vocalizando sobre plantas do gênero Heliconia nas bordas de lagoas, como também sobre outras plantas acima de poças temporárias ou de gramínias na lagoa. Reproduz-se em água parada permanente e sazonal.

    Scinax x-signatus ocorre desde o nível do mar até 900m de altitude, no Brasil, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. De acordo com os cientistas não há grandes ameaças a esta espécie de maneira geral, tendo em vista que ela é comum em várias áreas protegidas, sendo a sua população considerada estável.

REFERÊNCIAS:
Miguel Trefaut Rodrigues, Ulisses Caramaschi, Abraham Mijares 2010. Scinax x-signatus .In: IUCN 2011. IUCN Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Versão 2.011,2. www.iucnredlist.org Transferido em 03 de janeiro de 2012 .

Natal. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Paulo Venturele de Paiva Castro (Coord. e Org.); Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário