Nossa página

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mariposa Bruxa Ascalapha odorata (Linnaeus, 1758); Fauna do RN.

      As Mariposas são insetos alados (com asas) que fazem parte da ordem Lepidóptera (asas com escamas) assim como as borboletas, as quais na fase jovem são denominadas de lagartas. Elas geralmente apresentam cores opacas, são mais ativas durante a noite e pousam com as asas abertas, ou seja, paralelas ao corpo.
Mariposa Bruxa Ascalapha odorata fotografada sob uma pedra no município de Monte das Gameleiras,Rio Grande do Norte,Brasil.
     A Mariposa das fotos é conhecida popularmente como Bruxa ou Bruxa preta, mais que ao contrário do que muita gente pensa ela não faz mal a ninguém, sendo o seu nome científico Ascalapha odorata. Essa espécie faz parte da superfamília Noctuoidea e da família Erebidae.   
     Os machos apresentam uma envergadura das asas de 9 a 16 cm, enquanto que as fêmeas são um pouco menores alcançando 12 cm e a lagarta (fase larval) alcança até 7 cm de comprimento. Asas marrom escuro, cruzadas por uma série de linhas ondulantes de faixas claras e escuras alternadas, muitas vezes apresentando linhas de cor azul iridescente sobre as asas. Nas fêmeas o contraste é mais acentuado do que nos machos.

     As fêmeas apresentam uma faixa de cor azul iridescente e branca no meio de ambos os pares de asas, enquanto que os machos não apresentam.
Mariposa Bruxa Ascalapha odorata(fêmea) fotografada na RPPN Mata Estrela  no município de Baía Formosa,Rio Grande do Norte,Brasil.
     Tem como habitat as florestas tropicais e subtropicais sendo encontradas principalmente associada a árvores da família Fabaceae(Leguminosae), muitas vezes encontrada também no interior de casas e prédios durante o dia. Indivíduos adultos alimentam-se de frutos maduros, especialmente bananas, e as lagartas se alimentam de folhas de árvores da família Fabaceae (Leguminosae), sendo os principais gêneros de plantas dessa família utilizadas como fonte de alimento, os seguintes: Acacia, Ebenopsis Albizia, Cassia, (Pithecellobium), Gymnocladus, Prosopis, Robinia, Samanea. Sua distribuição se estende do Brasil ao sul dos Estados Unidos, ocorrendo do México ao Sul das Américas. É uma espécie comum em S. Flórida e no Caribe, assim como estar estabelecida no Havaí. Também já foi registrada no continente Africano.
     Essa mariposa empreende uma migração para o norte durante o final da primavera e no verão, passando pela América Central e entrando no extremo norte de sua distribuição. Durante esta temporada indivíduos adultos e massas de larvas podem ser encontradas a partir do Texas a Flórida.  Muitas vezes voa grandes distâncias em apenas algumas noites, se escondendo durante o dia, onde quer que possa encontrar sombra densa frequentemente no interior das casas.
Mariposa Bruxa Ascalapha odorata(fêmea) fotografada na parede de uma residência no município de Parnamirim,Rio Grande do Norte,Brasil.
  É considerada um prenúncio de morte no folclore mexicano e Caribenho. Em muitas culturas, uma dessas mariposas que voam para a casa é considerada má sorte: por exemplo, no México, quando há alguém doente em uma casa e esta mariposa entra, acredita-se que a pessoa doente vai morrer, apesar de uma variação do mesmo tema ( na parte inferior do Vale do Rio Grande,Texas) é que a morte só ocorre se a mariposa voa e visitar todos os quatro cantos da própria casa (na Mesoamérica, desde a época pré-hispânica, até o presente momento, as mariposas têm sido associadas com a morte e o número quatro ). 
     Em algumas partes do México, as pessoas brincam dizendo que se uma voar sobre a cabeça de alguém, a pessoa vai perder seu cabelo. No Havaí, a mitologia em relação à Bruxa Preta, embora associada à morte, tem uma conotação mais feliz, em que, se um ente querido acaba de morrer, a mariposa é uma encarnação da alma da pessoa que volta  para dizer adeus.
   Não compre animais silvestres sem autorização do IBAMA, pois quando você compra um animal silvestre sem autorização de um órgão responsável, você estar incentivando o tráfico de animais silvestres que é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro ilícito.

REFERÊNCIAS:

Species Ascalapha odorata - Black Witch. Disponível em: http://bugguide.net/node/view/23779  Acesso em: 12/12/2012.

Ascalapha odorata. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Ascalapha_odorata  Acesso em: 12/12/2012.

7 comentários:

  1. uma vez uma apareceu em minha casa e minha vizinha disse :tira essa borboleta dai ela anuncia a morte quando era mais nova uma apareceu em minha casa e meu pai morreu... eu sem acreditar muito espantei a mariposa quando chegou a noite recebi a noticia de que meu pai tinha falecido..por isso acredito nessa historia de prenúncio de morte.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. é só uma Mariposa, a superticao se deixa levar pelo seu pensamento. Basta não acreditar!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as mariposas também trazem sorte :) e dinheiro

    ResponderExcluir
  5. Sim, muitas vezes essa belezinha vem anunciar morte... contudo, não a morte de alguém necessariamente. Pode ser a morte de algo. De um projeto, de um relacionamento, de um sonho. Enfim, geralmente ela vem anunciar a morte de um ciclo é o nascimento de outro. Então sem neura, as bruxinhas não representam mà sorte e nem nada disso:)

    ResponderExcluir
  6. socorro gente, nasceu uma aqui em casa, agora ela não vai embora por NADA!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Apareceu hoje , ela está quietinha na parede de casa e vai ficar

    ResponderExcluir