Nossa página

sábado, 27 de dezembro de 2014

Libélula verde Erythemis cf. vesiculosa (Fabricius, 1775); Fauna do RN

   Inseto conhecido popularmente como libélula, lava-bunda, lavadeira,cavalo-de-judeu, zig-zag e jacinta,donzelinha,cambito entre outros nomes regionais, entretanto seu nome científico é único, Erythemis cf. vesiculosa (Fabricius, 1775). Essa espécie pertence a família Libellulidae,sendo esta a maior família de Anisoptera com mais de mil espécies,tendo seus indivíduos comprimento total médio entre os 30 e os 48 mm e os machos adultos apresentam comportamento vigilante persistente.
   O gênero Erythemis Hagen, de 1861, é composto por dez espécies distribuídas nas regiões Neotropical e Neártica, sendo estas encontradas a partir do nível do mar até 2300 m de altitude. Algumas espécies dentro desse gênero apresentam comportamento territorialista  e suportam temperaturas elevadas (McVey, 1981), Durante o acasalamento e caça, indivíduos  machos exibem sinais contínuos de agressão interespecífica (Baird & May, 2003).
   Erythemis vesiculosa (Fabricius, 1775) é uma espécie comum em todo continente Americano, sendo considerada abundante, com população estável. Ocorre em muitos locais em toda a América do Sul, na Grande e Pequenas Antilhas, América Central e Estados Unidos da América. No Brasil é relatada para o Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, e São Paulo e recentemente para a Bahia(HECKMAN,2006b). As larvas, em geral são de hábitos lênticos(água parada). Ela habita áreas com lagoas pantanosas, incluindo porções de água temporária; também sobrevoa piscinas e córregos, embora possa não reproduzir lá.
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte visualizei essa "espécie" pelo menos duas vezes, no município de Monte Alegre em área rural nas proximidades de poças de água temporária e em Natal no interior de uma pequena mata no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INFORMAÇÕES TAXONÔMICAS:
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Odonata
Família:Libellulidae
Gênero:Erythemis
Espécie:Erythemis vesiculosa (Fabricius, 1775)
Observação: A tentativa de identificação a nível de espécie foi baseada unicamente através da análise das minhas fotografias em comparação com outras disponíveis em banco de dados na internet.

Referências

Dalzochio, Marina Schmidt. Diversidade de Odonata (Insecta) em sistemas lóticos da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, Brasil. – Dourados, MS : UFGD, 2009. 70f.

Paulson, DR 2009. Erythemis vesiculosa. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Versão 2.014,3. < www.iucnredlist.org >. Transferido em 23 de Dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário