Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte,sempre vejo essa ave de rapina. Popularmente conhecida como Carcará ou Carancho,a espécie Caracara plancus vive em campos cerrados e bordas de matas,geralmente aos pares. É parcialmente terrestres-anda e corre no chão. Alcança 60cm de tamanho. Alimenta-se,principalmente de pequenos vertebrados como répteis e roedores, que caçam ou encontram recém mortos.
É facilmente vistos nas estradas comendo animais atropelados que disputam aos urubus. Nidifica nas copas das árvores,e mais raramente no chão,em meio ao capim. O casal trabalha junto na preparação do ninho,na incubação e no cuidado com os filhotes. Podem usar o mesmo ninho durante vários anos consecutivos,onde põem 2 ovos brancos de cada vez. O Carcará(Caracara plancus) pertence a ordem:Falconiformes,família:Falconidae.
Preserve a natureza!É facilmente vistos nas estradas comendo animais atropelados que disputam aos urubus. Nidifica nas copas das árvores,e mais raramente no chão,em meio ao capim. O casal trabalha junto na preparação do ninho,na incubação e no cuidado com os filhotes. Podem usar o mesmo ninho durante vários anos consecutivos,onde põem 2 ovos brancos de cada vez. O Carcará(Caracara plancus) pertence a ordem:Falconiformes,família:Falconidae.
BIBLIOGRAFIA:
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal:EDUFRN,1997
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Nicéia wendel de magalhães. Conheça o Pantanal. terragraph,1992.