Pica-pau-anão-canela fotografado em borda de mata, município de Espírito Santo,RN. |
Ave conhecida popularmente como Pica-pau-anão-canela ou Pica-pau-anão-de-Pernambuco, entretanto seu nome científico é Picumnus fulvescens Stager, 1961.
Mede cerca de 10cm de comprimento. A plumagem do dorso é parda e a do ventre é ferrugínea suavemente riscada de branco, enquanto a cabeça é preta com pontinhos brancos nas fêmeas e, nos machos mantém esse padrão acrescido de um topete vermelho.
Ocorre na vegetação de porte arbóreo da Mata Atlântica, brejos de altitude e também em área de transição entre caatinga e matas úmidas. Espécie endêmica da região Nordeste do Brasil, tendo sido sua presença confirmada nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,Alagoas e Sergipe. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie principalmente na mesorregião Leste do estado.
Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.
SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.