Nossa página

domingo, 3 de maio de 2020

Tico-tico Zonotrichia capensis (Statius Muller, 1776) uma ave de canto melodioso

tico-tico pássaro do brasil
   Ave conhecida popularmente como Tico-tico ou Jesus-meu-deus(em Alagoas), entretanto seu nome científico é único, Zonotrichia capensis (Statius Muller, 1776). Esse pássaro pertence a família Passerellidae.

   Um indivíduo adulto de Tico-tico(Zonotrichia capensis) pode variar de 11 a 15cm de comprimento total, enquanto que o peso oscila entre 18 e 25 gramas. Para leigos ele seria confundido com uma pardal, mas é outra espécie e apresenta algumas características marcantes, a saber: a cabeça com topete de cor acinzentada com estrias(faixas) pretas e na base da nuca um colar ferrugíneo, menos evidente na fêmea. De maneira geral a região ventral e peito é esbranquiçado enquanto a dorsal é olivácea. Porém um indivíduo jovem não tem as estrias pretas na cabeça, nem a nódoa preta ao lado do pescoço e o colar ferrugíneo, mas apresenta manchinhas negras no peito (Sick,2001).

 Zonotrichia capensis é considerado predominantemente uma espécie granívora, ou seja, alimenta-se de grãos-sementes, mas também inclui em sua dieta brotos, frutos e eventualmente pequenos artrópodes como animais do grupo dos insetos.
   O ninho dessa espécie lembra um pequeno cesto feito com raízes e capins, é nele que a fêmea durante o período reprodutivo põe de 2 a 5 ovos, estes são verde-amarelados manchados de tons avermelhados. Eles são incubados durante cerca de 14 dias e depois de 16 a 22 dias de nascimento os filhotes saem do ninho. Geralmente é "parasitado" pelo Vira-bosta(Molothrus bonariensis) que retira os ovos do Tico-tico do ninho dele e põe os seus, fazendo com que Tico-tico(Z. capensis) incube os ovos daquele.

   O Tico-tico(Z. capensis) habita uma grande variedade de ambientes abertos ou semi-abertos desde o nível do mar até a altitude 4600m, tais como: florestas secas como a caatinga arbustiva, cerrado, restingas, florestas úmidas, áreas urbanas arborizadas, áreas de pastagens e campos de cultura. Sua principal vocalização é muito melodiosa e bastante apreciada pelo homem, mas ela apresenta algumas variações curiosas em seu repertório vocal, incluindo por exemplo um canto noturno e canto de susto.
tico-tico cantando pássaro de canto bonito
   Z. capensis  apresenta ampla distribuição geográfica na região neotropical, ocorrendo naturalmente nos seguintes países: Argentina,Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

   É espécie residente no Brasil, estando presente em todo país, exceto em parte da Amazônia. Atualmente a espécie não está ameaçada de extinção em nível global e também em nível nacional. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie nas mesorregiões Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar.

Referências
Adriano Rodrigues Lagos ... [et al.] . Guia de aves: da área de influência da Usina Hidrelétrica de Batalha. Rio de Janeiro : FURNAS, 2018.

Ana Busi et al. Diferenças morfológicas em um grupo de copetos ( Zonotrichia capensis , Emberizidae) em diferentes altitudes nos Andes tropicais. Biota Neotrop. vol.20 no.2 Campinas 2020 Epub 21 de fevereiro de 2020

BirdLife International. 2018. Zonotrichia capensis . A Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas 2018: e.T22721079A132142827. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22721079A132142827.en . Transferido em 03 de maio de 2020.

ICMBio -Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2018. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília: ICMBio. 4162 p.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

PIACENTINI, V. et al. Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 23, n. 2, p. 91-298, 2015.

PICHORIM, Mauro et al. Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó. Natal: Caule de Papiro, 2016.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2001. 863p.

SILVA, M. da et al. Aves de treze áreas de caatinga no Rio Grande do Norte, Brasil,. Revista Brasileira de Ornitologia. n.20, p.312-328, 2012.

SILVA, J.M.C.; SOUZA, M.A.; BIEBER, A.G.D. & CARLOS, C.J. 2003. Aves da Caatinga: status, uso do hábitat e sensitividade. In: LEAL, I.R; TABARELLI, M. & SILVA, J.M.C. (eds.). Ecologia e Conservação da Caatinga: Recife, Ed. Universitária da UFPE.

SOUZA, Francisco V. & DANTAS,J.; Aves em Equador,RN,Brasil. 11 e 12 de maio de 2019.  Disponível em: https://www.taxeus.com.br/lista/13520 Acesso em 03 de maio de 2020.

2 comentários:

  1. Parabéns Francisco por este belo Blog! Co tudo com referências e fontes e conteúdo confiável e bem apresentado. Bom para quem inicia os estudos da biologia e para os passarinheiros e admiradores da natureza de plantão! Teria alguma página no Instagram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Deborah!
      respondendo a sua pergunta: Tenho uma página no instagram, atualmente não uso com muita frequência, a saber: https://www.instagram.com/natureza_rn/

      Atenciosamente,Francisco Souza.

      Excluir