Nossa página

domingo, 1 de novembro de 2020

Aechmea muricata (Arruda) L.B.Sm. , uma bromélia nordestina ameaçada de extinção

   Aechmea muricata (Arruda) L.B.Sm. é o nome científico desta planta(foto), ela pertence a família Bromeliaceae, da qual também fazem parte por exemplo, a macambira-de-flecha e o cravo-do-mato.

   Aechmea muricata possui inflorescência subcilíndrica verde do tipo espiciforme("forma de espiga"), pedúnculo coberto por brácteas, onde destacam-se as flores tubulosas de cor lilás ou azul. De porte herbáceo ela é principalmente terrícola, mas também se apresenta como epífita em áreas de várzea, tanto em área aberta como sombreada. 

   A. muricata é endêmica do Nordeste do Brasil, ou seja, é encontrada apenas nessa região, ocorrendo geralmente em áreas arenosas da costa nordestina, fazendo parte da vegetação de restinga, inclusa no bioma ou domínio da Mata Atlântica. Atualmente essa espécie foi confirmada apenas para os estados de Alagas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ela está ameaçada de extinção e aqui no Rio Grande do Norte a única população documentada encontra-se na RPPN Mata Estrela(Baía Formosa, RN), destacando a grande importância da manutenção dessa Reserva, na qual são encontradas outras espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção.


Agradeço a Edweslley de Moura pela ajuda na identificação em nível de espécie.

Referências

Maciel, Jefferson Rodrigues Estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos em Aechmea (Bromeliaceae). Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Biociências. Biologia Vegetal, Recife, 2017.

Magalhães, R., Versieux, L.M., & Calvente, A.M. 2014. Aechmea muricata (Arruda) L.B. Sm. (Bromeliaceae: Bromelioideae): a new record of a threatened species for Rio Grande do Norte, Northeastern Brazil. Checklist 10: 434-435.

Tomaz, Eduardo Calisto. Taxonomia e biogeografia de Bromeliaceae na distribuição norte da Caatinga e Mata Atlântica do Brasil. 2019. 222f. Dissertação (Mestrado em Sistemática e Evolução) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário