Nossa página

domingo, 28 de outubro de 2018

Cravo-do-mato Tillandsia recurvata (L.) L. , uma bromélia que pode ser encontrada na rede elétrica das cidades.

  Planta conhecida vulgarmente como Cravo-do-mato e cientificamente como Tillandsia recurvata (L.) L., esta faz parte da família Bromeliaceae( das bromélias).
    As raízes de T. recurvata sofreram modificações estando adaptadas para se fixar a diferentes substratos, como por exemplo a cabos da rede elétrica ou de telefonia e postes, podendo ser vista grandes populações dessa espécie na fiação em algumas cidades, o que mostra a sua enorme capacidade de sobreviver independentemente do solo e em ambientes extremos. Apresenta flores e frutos o ano todo, esses são do tipo cápsula e apresentam grande quantidade de sementes com alta capacidade de germinação, que podem ser dispersas pelo vento, colaborando com a colonização de outras áreas e dispersão da espécie. 
   Espécie de porte herbáceo, essa epífita rupícola é nativa e distribui-se no continente Americano desde o Chile e Argentina, na América do Sul, ao Caribe e América Central, chegando até o sudeste norte-americano. No Brasil tem ocorrência confirmada nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, ocorrendo nas seguintes regiões e respectivos estados brasileiros: Norte (Pará), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).

Agradeço a Edweslley de Moura pela ajuda na identificação em nível de espécie.

Referências
Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 1. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
Piazzetta, Karime Dawidziak. Avaliação do potencial de tillandsia recurvata (L.) L., bromeliaceae, como bioindicadora da poluição atmosférica urbana. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Curitiba, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário