Nossa página

sábado, 10 de abril de 2010

Rã-manteiga(Leptodactylus macrosternum); Fauna do Rio Grande do Norte.




A primeira foto e a ultima foram feitas no município de Nísia Floresta,próximo a conhecida lagoa de "alcaçus", e a segunda as margens da lagoa coca-cola na RPPN Mata Estrela,Baía formosa, todas à noite. Depois do sapo cururu,esse é o anfíbio que mais vi em minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte . 
Conhecida popularmente como rã-manteiga e cientificamente como Leptodactylus macrosternum é da família Leptodactylidae. Essa rã é grande podendo os machos medir de 90-120mm enquanto as fêmeas entre 80-110mm. São anuros(anfíbios sem cauda) de hábitos noturnos. Quando adultos se alimentam de caramujos,lesmas e insetos,capturando-os com a língua. Habita lagos,açudes,brejos e pântanos. À noite é comum vê indivíduos nas margens de áreas alagadas,quando se sentem ameaçados saltam para água. Ocorre em toda América do sul a leste dos Andes. A época do acasalamento é de setembro a fevereiro. Os machos e fêmeas se reúnem perto de pântanos e começam a coaxar. O acasalamento dura cerca de 24 horas. A fêmea põe de 2000 a 3000 ovos por ano que o macho cobre com esperma. Os ovos são cobertos por uma massa gelatinosa,que protege de intempérie. Os jovens adultos são capazes de reprodução depois de 3 anos. Apesar da fêmea apresentar cuidado parental,os girinos desta espécie podem ser eventualmente predados por aves. É muito caçada por causa de sua carne. Preserve a natureza!


REFERÊNCIA:
Leptodactylus macrosternum. Disponível em : > http://www.vivaterra.org.br/anfibios.htm < Acesso em:10/04/10.

4 comentários:

  1. Eu tenho uma curiosidade, apareceu recentemente no açude no qual faço algumas pesquisa E achei espumas nesse açude,Eu li que algumas espécies de anfíbios fazem ninhos de espuma para proteger os ovos, mas geralmente são espécies arboriculas, aqui na minha região,lajes do cabugi existem tem espécies de anfíbios eu conheço Leptodactylus macrosternum,Scinax x-signatus e o Rhinela jimi,Eu já li em alguns artigos que geralmente rãs fazem ninhos de espuma, mas a minha dúvida é se essa espécie Leptodactylus macrosternum que aqui é chamado de caçote faz esses ninhos ou algum desses anfíbios que citei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Paulo!
      'Leptodactylus macrosternum' também desova em ninhos de espuma.
      Caso queira saber mais, sugiro que veja a seguinte tese:
      https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19761

      Sucesso e Paz!

      Excluir
  2. Legal!!
    Vi que usou dados de tamanho do bicho, poderia disponibilizar a referência dessas informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Unknown.
      Leptodactylus macrosternum é "sinônimo" de Leptodactylus latrans( pelo menos de acordo com https://www.iucnredlist.org/species/57151/11592655#taxonomy), logo na época esse post devia fazer referência na pesquisa a “Leptodactylus latrans” em relação a esses dados citados, veja:https://amphibiaweb.org/species/7436
      Falta fazer algumas atualizações!

      Excluir