Nossa página

sábado, 4 de dezembro de 2010

Rolinha branca Columbina picui (Temminck, 1813) ; Fauna do RN














 Ave conhecida popularmente como Rolinha branca ou Rolinha picui, mas recebeu o nome científico de Columbina picui. A rolinha branca pertence a ordem Columbiforme e a família Columbidae, que inclui rolas,rolinhas,pombos e pombas. Enquanto que na região nordeste do Brasil essa espécie tem a plumagem toda branca, no bioma Pantanal ela apresenta a coloração pardo-amarronzada predominante. Partindo da região externa do olho, apresenta uma fina listra escura até o bico característica. Na asa, a listra escura (iridescente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar vôo, tais áreas brancas podem confundi-la com a Fogo-apagou. Alimenta-se de uma grande variedade de grãos e frutos, sendo encontrada facilmente em locais de grande cultivo. 

 










Esta ave não se incomoda com a presença humana sendo encontrada também na área urbana, sendo comum em nossas avenidas e ruas a procura de sementes. No período reprodutivo, constrói a pequena plataforma de galhos mal ajambrados característica da família. Os machos cantam intensamente e o som produzido é origem do seu segundo nome comum, também originário do nordeste. Dois ovos são postos, chocados pelo casal, que alimenta os filhotes até depois de sua saída do ninho. É comum em regiões semi-abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas, matas secas, cerrados, plantações, campos e pastos sujos ou “tigüeras”. Aparece nas proximidades da orla marítima nos campos litorâneos. Vive em casais ou pequenos grupos, algumas vezes misturando-se às outras rolinhas. Ocupa ambientes abertos. Apresenta uma ampla distribuição no Brasil, sendo encontrado nos seguintes biomas: Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado,Pantanal e nos Pampas. O segundo registro fotográfico foi feito durante uma aula de campo na UFRN em 2009.
REFERÊNCIAS:
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA. 20p.

Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.

Disponível em:> http://www.wikiaves.com.br/rolinha-picui < Acesso em: 04/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário