NOSSA PÁGINA

domingo, 18 de dezembro de 2011

Besouro Caçador de lagarta Calosoma granulatum Perty,1830; Fauna do RN.

Calosoma granulatum fotografado no município de São José do Campestre,Rio Grande do Norte.
    Besouro conhecido popularmente como Caçador de lagarta ou Carocha, mas cientificamente recebeu o nome Calosoma granulatum Perty,1830.  Essa espécie possui dorso da cabeça e tórax verde metálico escuro, élitros escuros com pequenas marcas longitudinais douradas e margens laterais verdes metálicas; cabeça prognata, olhos compostos proeminentes localizados lateralmente; antenas longas com 11 segmentos (macho), filiforme; mandíbulas arqueadas, opostas, simétricas; pernas ambulatórias.  
    C. granulatum apresenta ampla distribuição geográfica em todo Brasil, com exceção apenas a área ao norte do Rio Amazonas (GIDASPOW, 1963, apud PASINI, 1995).  Vive no solo, podendo também subir em árvores, arbustos ou culturas anuais em busca das presas. Os adultos, quando incomodados, respondem correndo rapidamente do local. É uma espécie de grande importância como agente de controle biológico, pois se alimenta de lagartas que caem ou que se lançam ao chão para pupar ou de pré-pupas e pupas.  
     É um predador voraz, e cada larva ou adulto desse carabídeo chega a consumir 90 lagartas pequenas por dia, em média.  Essa espécie tem sido bem estudada devido às suas larvas e adultos serem predadoras de Rachiplusia nu (Guenée, 1852), Pseudoplusia includens (Walker, 1857) e de Anticarsia gemmatalis Hubner,1818 (Lepidoptera: Noctuidae) cujas larvas são pragas na lavoura de soja.
Classificação Científica:
Reino : Animalia 
Filo : Arthropoda 
Classe : Insecta 
Ordem : Coleoptera 
Família : Carabidae
Gênero : Calosoma
Espécie : Calosoma granulatum Perty,1830
BIBLIOGRAFIA:
Colen,Keila Gomes Ferreira. Biologia e Caracterização Morfológica e Morfométrica dos Estágios Imaturos e Adultos de Calosoma granulatum Petry, 1830 (Coleoptera: Carabidae). Botucatu-SP. Dezembro, 2004.
Guimarães,Ronald Rodrigues & Rodrigues,Harlan  Ronald Storti  & Guimarães, Roney Rodrigues. Coincidência no Aparacimento de Adultos de  Insetos de duas Ordens diferentes em Armação de Búzios, Rio de Janeiro, Brasil.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Inimigos naturais das pragas de milho Calosoma sp. Embrapa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Gostaria de comentar que esse besouro também é encontrado na região de Vera Cruz.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Na minha cidade está acontecendo uma infestação desse inseto. Moro no interior da Bahia. Está incomodando muito mesmo! Como posso combater? Qual o predador dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thay.
      Essa grande infestação deve está ocorrendo por causa de algum desequilíbrio ambiental na área. Como esse besouro é um grande predador de lagartas(larvas) de outros insetos, acredito que as larvas desses outros insetos dos quais eles são predadores deve estar em grande abundância na região. Logo, o aumento na população do besouro é proporcional ao aumento de larvas que se alimentam de algumas plantas, sendo nesse sentido bom a fim de tentar restabelecer o equilíbrio ecológico. Acredito que o combate ideal seria as larvas(pragas) que ele(o besouro) está "tentando controlar sozinho".

      Excluir