Nossa página

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mariposa (Automeris illustris) (Walker, 1855); Fauna do RN

   Mariposa conhecida popularmente como Olho-de-pavão-alaranjado, entretanto seu nome científico é Automeris illustris (Walker, 1855). Pertence a família Saturniidae. 
"Cada indivíduo adulto dessa espécie caracteriza-se por grande mancha ocelar de cores vivas na porção central das asas posteriores, nas fêmeas as asas anteriores são chocolate claro com uma linha transversal mais clara e uma mancha marrom escura na parte ventral da asa anterior, as asas anteriores são cor de abóbora e a mancha ocelar apresenta a íris pardo escura, marginada de amarelo. Nos machos as asas anteriores são cinza-amarelado com as linhas e manchas mais acentuadas, nas posteriores á mancha ocelar apresenta uma grande pupila branca."
    As lagartas também chamadas de taturanas(apresenta cerdas muito urticantes) representa a fase larval desses insetos, elas  "nascem" dos ovos colocados pelas fêmeas fecundadas e alimentam-se de várias espécies de plantas(são por isso consideradas polífagas), como goiabeira, mangueira, ingazeiro, várias espécies de Acacia, e em laboratório demonstraram aceitação de diversas espécies de plantas, citando-se 50 espécies de plantas hospedeiras. Após um período se alimentando, as larvas transformam-se em pupas, construindo um casulo irregular com fios de seda em gravetos, demorando essa fase cerca de 15 dias e em seguida a fase adulta(alada-com asas) rompe o casulo para dar continuidade a propagação da espécie. É citada como praga secundária na cultura do eucalipto(ZANUNCIO 1993).
   Existe na literatura registros dessa mariposa(Automeris illustris) nos arredores do Uruguai e Argentina, México, Bolívia, Honduras e grande parte do Brasil, principalmente no sudeste do país.

BIBLIOGRAFIA

Aline Carraro Formentini, Alexandre Specht (orient.). BIOLOGIA DE AUTOMERIS ILLUSTRIS (WALKER, 1855) (LEPIDOPTERA, SATURNIIDAE, HEMILEUCINAE), EM LABORATÓRIO. Resumo. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/59279/Resumo_200501276.pdf?sequence=1
 Acesso em: 24 de julho de 2015.
 Alexandre SpechtI,; Aline C. Formentini ; Elio Corseuil. Biologia de Automeris illustris (Walker) (Lepidoptera, Saturniidae, Hemileucinae). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752006000200029 Acesso em 24 de julho de 2015.

Geraldo Salgado-Neto. LEPIDÓPTEROS DO BRASIL(Agenda de Campo).

2 comentários:

  1. Apareceu uma dessas aqui em casa quero saber se ela e muito perigosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown.
      A fase larval(as lagartas) de algumas poucas espécies de mariposas podem provocar problemas ao ser humano quando este entra em contato com suas "cerdas ou pelos". A lagarta dessa espécie do texto pode provocar Erucismo(um certo tipo de envenenamento) quando a pessoa entra em contato com suas "cerdas".
      At.te,Francisco Souza.

      Excluir