Foto: Enrique Peña |
Foto: Ryan Fikes |
"Alga de cor verde vermelho-vinácea,com ramos principais irregularmente ramificados,râmulos espinescentes curtos e dispostos em três fileiras longitudinais,dando a alga um aspecto triangular". Essa alga marinha pertence ao Filo(grupo) Rhodophyta(algas vermelhas). Bryothamnion triquetrum habita o litoral de calcário irregulares na direção do mar,em áreas protegidas e outras superfícies duras com até 5m de profundidade(Cabrera & Peña,PASI 2009). Apresenta uma ampla distribuição geográfica pelo o mundo,veja:Ilhas do Atlântico (Cabo Verde), América do Norte (Flórida, México), América Central (Costa Rica, Panamá), Ilhas do Caribe (Bahamas, Barbados, Cuba, Antilhas Hispaniola, Jamaica, Antilhas, Holanda, Porto Rico, Trinidad & Tobago , Ilhas Virgens), América do Sul (Brasil-inclusive em nosso litoral, Venezuela), África (Angola, São Tomé e Príncipe). Trabalhos realizados com alga da espécie Bryothamnion triquetrum (Gmelin) Howe, demonstraram que a mesma apresenta ação antioxidante, tendo sido eficiente no sequestro do radical DPPH, além de inibição da peroxidação lipídica, com uma atividade comparável ao ácido ascórbico e ao α-tocoferol. Outro estudo também mostrou que proteínas da classe das Lectinas(bs-lec, e bt-lec) que foram extraídas dessa espécie de Alga,apresentam atividade analgésica comprovada. Com a utilização de práticas possíveis de engenharia genética, estariam abertos os caminhos para o isolamento e clonagem dos genes que codificam para estas proteínas, e desta forma, estas drogas poderiam ser produzidas em grandes quantidades e a baixo custo. Novas formulações seriam preparadas e utilizadas como potentes analgésicos.
REFERÊNCIAS:
Soriano,Eliane Marinho&Carneiro,Marcella A. do A.&Soriano,Jean Paul. Manual de Identificação das Macroalgas Marinhas do Litoral do Rio Grande do Norte.-NATAL,RN:EDUFERN-Editora da UFRN,2008.
Disponível em:> http://www.patentesonline.com.br/proteinas-de-algas-marinhas-como-drogas-analgesicas-atividade-analgesica-das-lectinas-163396.html <
Acesso em: 23/10/2010.
Disponível em:http://biogeodb.stri.si.edu/bocas_database/search/species/3453 Acesso em: 23/10/2010.
Disponível em:http://biogeodb.stri.si.edu/bioinformatics/dfm/metas/view/31132 Acesso em: 23/10/2010.