Nossa página

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Concriz Icterus jamacaii ; Fauna do RN.

      Ave conhecida popularmente como Concriz, Corrupião, Coquim João-Pinto ou Sofrê, mas seu nome científico é Icterus jamacaii. O nome Icterus é de origem indígena e significa “amarelo” e jamacaai “pequena ave amarela e preta”. Esse pássaro pertence à família Icteridae, a mesma a qual fazem parte, por exemplo, o xexéu (Cacicus cela) e a polícia inglesa do sul (Sturnella superciliaris).
      É uma das aves brasileiras mais bonitas, não apresenta dimorfismo sexual e podem medir 23 cm de comprimento. Sua cor é alaranjada no peito, ventre, uropígeo e bordo anterior da asa, contrastando com o preto da cabeça, fronte, garganta, nuca, parte anterior do dorso, asas e cauda, em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa, apresenta íris amarelo-limão, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta para a raiz, tarsos plúmbeos.(SILVA et al.).
     Alimenta-se de frutos, sementes, seiva (flor do mandacaru),néctar, flores do ipê-amarelo, ovos de outras aves e pequenos invertebrados como insetos e aranhas, entre outros. Utiliza uma interessante técnica para conseguir comida, conhecida como “espaçar”, “gape” em inglês, que consiste na inserção do seu bico fino num fruto, folhas enroladas ou madeira podre, por exemplo, abrindo as mandíbulas, fazendo assim uma cavidade para espiar e pegar o alimento escondido.
       Entre 18 a 24 meses estar pronto para reproduzir, Reproduzindo entre a primavera e verão a fêmea põe de 2 a 3 ovos geralmente em ninhos feitos por outras aves como por exemplos de bem-te-vi ou xexéu, onde são chocados, nascendo os filhotes após 14 dias em média. Estes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a se alimentar sozinho aos 40 dias. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas mais fosca (SILVA et al.). É uma das preciosidades da caatinga, encontrada também em cerrado, bordas de florestas e clareiras. Ave brasileiríssima ocorrendo nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (exceto São Paulo) do país, e ainda no leste do Pará e Tocantins.             
    Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte visualizei essa espécie nos municípios de Acari(2009) em área aberta de Caatinga, em Felipe Guerra(2012) em área aberta de caatinga, em Jucurutu e Lajes(2013) também em área aberta de Caatinga.
As aves e todos os outros animais devem viver livremente em seu habitat. Não compre aves silvestres sem autorização do IBAMA, pois quando você compra um animal silvestre sem autorização de um órgão responsável, você estar incentivando ao tráfico de animais silvestres.
 
Referencias:
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.
Frisch,Dalgas Johan. Os Doze Cantos do Brasil. O Folclore de 12 das Mais Belas Aves Brasileiras. Dalgas-Ecoltec. 2002.
Biologia Reprodutiva E Alimentar De Icterus Jamacaii (Aves – Icteridae). TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Biologia-Reprodutiva-e-Alimentar-De-Icterus/420484.html  
Corrupião. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/corrupiao Acesso em: 04/09/2013.