Nossa página

domingo, 27 de janeiro de 2019

Quiriquiri Falco sparverius Linnaeus, 1758

   Ave conhecida popularmente como Quiriquiri, Gavião-quiriquiri, Falcão-quiriquiri,falcão-americano, Gavião-mirim e gavião-rapina, entretanto seu nome científico é único, Falco sparverius Linnaeus, 1758. Pertence a família Falconidae, da qual também faz parte por exemplo, o Carcará(Caracara plancus).
    Um indivíduo adulto apresenta comprimento total médio de 26cm e cerca de 100 gramas de peso. "Possui dimorfismo sexual, onde o macho tem uma coroa de cor cinza no alto da cabeça, o espelho das asas é na cor cinza e a cauda tem uma barra negra na parte terminal com cerca de 10 mm de largura. A plumagem da fêmea tem uma tonalidade ferruginosa e a cauda é riscada por diversas listas negras." É um grande predador de lagartos de maneira geral, mas também inclui em sua dieta grandes insetos como gafanhotos, e ocasionalmente pode predar pequenos mamíferos e aves.
   Utiliza diversos locais de reprodução como cavidades em árvores, cupinzeiros, buracos em barrancos, ninhos abandonados e até fendas em ambientes urbanos, onde põe  geralmente até 5 ovos que são incubados por cerca de 30 dias. Essa espécie mantem-se ativa durante todo o dia em regiões campestres e cerrados, ou seja preferindo ambiente abertos,como pastagens e margens de estradas, mas é incomum em áreas urbanas. 
   Ela apresenta ampla distribuição geográfica ocorrendo desde o Alasca e Norte do Canadá até à ponta Sul da América do Sul (Terra do Fogo), sendo encontrada em todas as regiões do Brasil. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie principalmente nas  mesorregiões Leste Potiguar, Agreste Potiguar e Central Potiguar, entretanto já existe registros dela em todo território potiguar.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, L. M. Aves da Mata Atlântica: riqueza, composição, status, endemismos e conservação. 2013. 513f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário