NOSSA PÁGINA

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lagarto-de-cauda-azul(Micrablepharus maximilliane); Fauna do Rio Grande do Norte.















As fotos do Lagarto-de-cauda-azul na folha da brmélia foram tiradas na RPPN Mata Estrela no ínicio desse ano. A outra foto foi feita em casa,encontrei esse lagarto morto em Nísia floresta,município do Rio Grande do Norte,coloquei em solução de álcool 70% e trouxe para usar nas aulas de biologia.
 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LAGARTO-DE-CAUDA-AZUL(Micrablepharus maximilliane): Popularmente conhecido como Lagarto-de-cauda-azul(Micrablepharus maximilliane), esse réptil de pequeno porte é encontrado em tabuleiros e formações abertas com climas mais amenos. Sua distribuição geográfica estende-se do Maranhão ao Paraguai. Não se conhece ainda a finalidade da sua cauda azul,mas é provável que seja uma maneira de atrair a atenção do predador para a mesma,após autotomia(soltura da cauda mediante ameaça). É um lagarto inofensivo. Em minhas excursões pelo Rio Grande do Norte,vi duas vezes em atividade entre as folhas do Xinxo,uma bromélia bastante comum na região litorânea do estado. Ele, além de pequeno,se desloca muito rápido entre as folhas da bromélia e na serrapilheira.
 CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Reptilia
ORDEM:Squamata
FAMÍLIA:Gymnophtalmidae
GÊNERO:Micrablepharus
ESPÉCIE:Micrablepharus maximilliane ( Reinhardt e Lütken,1862).

BIBLIOGRAFIA:
Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário