Nossa página

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lagarto-de-cauda-azul Micrablepharus maximiliani (REINHARDT & LÜTKEN, 1862) ; Fauna do Rio Grande do Norte.













   A foto foi feita no quintal, encontrei esse lagarto morto em Nísia floresta, município do Rio Grande do Norte, coloquei em solução de álcool 70% e trouxe para usar nas aulas de Ciências e Biologia.

    
    Lagarto conhecido popularmente Calango-do-Rabo-Azul, Calanguinho-de-Rabo-Azul, Lagarto-Cauda-Azul, Piolho-de-Cobra ou briba, entretanto seu nome científico é único, Micrablepharus maximiliani (REINHARDT & LÜTKEN, 1862). Ele pertence a família Gymnophthalmidae.

   Espécie de pequeno porte alcançando cerca de 4 cm de comprimento(focinho a cloaca), assim como os demais lagartos brasileiros ele é totalmente inofensivo ao ser humano. Não se conhece ainda a finalidade da sua cauda azul, mas é provável que seja uma maneira de atrair a atenção do predador para a mesma, após autotomia(soltura da cauda mediante ameaça) ele foge. 

   O Lagarto-de-cauda-azul(Micrablepharus maximiliani)  apresenta ampla distribuição geográfica em ambientes abertos e semiabertos de clima tropical na América do Sul, sendo no Brasil encontrado nas Caatingas, nos brejos de altitude, Cerrado, na Mata Atlântica associada as restingas e no Pantanal. Espécie diurna e semifossorial vivendo na serrapilheira ou em campo aberto em meio ao folhiço e solo arenoso, alimentando-se de insetos como por exemplo, cupins.

    Em minhas excursões pelo Rio Grande do Norte, vi duas vezes em atividade entre as folhas do Xinxo, uma bromélia bastante comum na região litorânea do estado e outras vezes associada a serrapilheira na restinga. 

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Reptilia
ORDEM:Squamata
FAMÍLIA:Gymnophtalmidae
GÊNERO:Micrablepharus
ESPÉCIE:Micrablepharus maximilliane ( Reinhardt e Lütken,1862).

BIBLIOGRAFIA:
DAL VECHIO, Francisco et al . Natural history of Micrablepharus maximiliani (Squamata: Gymnophthalmidae) in a Cerrado region of northeastern Brazil. Zoologia (Curitiba), Curitiba , v. 31, n. 2, p. 114-118, Apr. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-46702014000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Apr. 2020. https://doi.org/10.1590/S1984-46702014000200002.

Moura, M.R.; Dayrell, J.S. & São-Pedro, V.A. 2010. Reptilia, Gymnophtalmidae, Micrablepharus maximiliani (Reinhardt and Lutken, 1861): Distribution extension, new state record and geographic distribution map. Check List 6: 419-426.

Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.

5 comentários:

  1. Achei esse lagarto de rabo azul na minha casa na porta do meu escritorio.ELE É RARO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu conceito de "raro", mas de maneira geral ele não é comumente visto em residência. Partindo desse pressuposto, ele é raro no ambiente residencial.

      Excluir
  2. Moro em Rondonópolis e hoje pela manhã o mesmo estava na varanda de minha casa, a princípio me assustei, por nunca ter visto, depois pesquisei a respeito, realmente ele é muito rápido e bonito tbem

    ResponderExcluir
  3. Peguei um bem pequeno no quintal da chácara hoje e soltei no mato, muito bonitinho

    ResponderExcluir
  4. Moro em São José de Ribamar, no Maranhão. Municipio da Ilha de São Luís. Já encontrei por 2x esse lagarto lindo no meu quintal. É um condomínio que dá fundos para área aberta, de vegetação abundante. Clima quente, úmido. Pequeno porte... tinha uns 15cm.
    O primeiro prendi num aquário seco... depois de 2 dias, resolvi soltar... e dias depois encontrei outro no muro do quintal... talvez chamando o outro.

    ResponderExcluir