Nossa página

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Raposinha-do-mato(Cerdocyon thous); Fauna do Rio Grande do Norte.




Não registrei ainda essa espécie no seu habitat ,mas já vi muitas pegadas em trilhas, e meu irmão viu recentemente uma fêmea com 4 filhotes em mata no município de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte. Um colega também viu recente muitos indivíduos mortos na BR-304 que dar acesso ao município de Carnaúba dos Dantas no RN.
ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A RAPOSINHA-DO-MATO(Cerdocyon thous):
Popularmente conhecida como raposinha-do-mato,graxaim,graxaim-do-mato,lobinho,essa espécie é encontrada nos biomas Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado,Campos Sulinos,Pantanal,utilizando bordas de matas e áreas alteradas e habitadas pelo homem.
A raposinha-do-mato estar presente em quase toda a América do sul,desde o Uruguai e norte da Argentina,até terras baixas da Bolívia,Venezuela,Colômbia,Guianas,Suriname e Brasil. O comprimento do corpo varia de 60cm a 70cm e cauda mede aproximadamente 30cm. Indivíduos adultos pesam entre 3,7kg a 11,1kg. A pelagem varia do cinzento ao castanho,com faixas de pelos preto da nuca até a ponta da cauda,e o peito e o ventre são claro. Possui hábitos noturno e crepuscular. É comum encontrá-la buscando seu alimento sozinha,mas podem ocorrer aos pares ou em pequenos grupos familiares em busca de suas presas. É uma espécie onívora,ou seja,tem uma alimentação variada,comendo desde frutos,insetos,crustáceos,peixes,pequenos vertebrados,além de carniça. A fêmea tem duas ninhadas por ano,a cada sete ou oito meses. O período de gestação é de cerca de 2 meses,nascendo de 3 a 6 filhotes. A independência dos filhotes ocorre entre o quinto e sexto mês de vida e a maturidade sexual é alcançada com cerca de 9 meses de idade. Evite contato com esses animais pois podem transmitir a raiva. Preserve a natureza!
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Mammalia
ORDEM:Carnívora
FAMÍLIA:Canidae
GÊNERO:Cerdocyon
ESPÉCIE: Cerdocyon thous Linnaeus,1766


BIBLIOGRAFIA:

Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997
                             
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.

REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006. 
AUTOR DA FOTO:JUAREZ SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário