Nossa página

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Traíra Hoplias malabaricus (Bloch, 1794); Fauna do Rio Grande do Norte


   Peixe conhecido como Traíra(Hoplias malabaricus) de ampla difusão na América,ocorrendo desde a América Central ao Prata,possui boca larga com maxilar inferior saliente,ornada de dentes fortes principalmente quatro incisivos aguçadíssimos,que demonstram o regime alimentar carnívoro. Alcançam até os 40 cm de comprimento,mas geralmente se encontram exemplares até 30cms. As traíras desovam nos lagos,açudes ou rios em que vivem. Ela começa a desovar em julho e vai até março do ano seguinte. Na época da reprodução elas se reunem em casais e prepraram o lugar da desova,no fundo do lago,açude ou rio em que vivem,a pequena profundidade quando pode,de 25 a 30 cm. a incubação dos ovos da traíra dura 4 dias,os alevinos nascem com 6 a 8 mm. de comprimento. A larvinha da traíra,já ao cabo de um dia,nada rapidamente e pouco depois começa a caçar microorganismos de que se alimenta. É principalmente na fase da desova que este peixe viaja,procurando disseminar-se por todas as águas e é isso que contribui para ampla disseminação da espécie.















Por serem pouco hábeis na caça,as suas vítimas serão quase sempre os peixes menos ágeis e aqueles que,por outro motivo qualquer são menos capazes de se defender. Não sendo um impecilho para a piscicultura como alguns pensam. Como curiosidade, já pesquei esse peixe no rio traíri no estado do Rio Grande do Norte, e sempre que tenho oportunidade se alimento dele.
BIBLIOGRAFIA:
Eurico Santos. Peixes de Água Doce Vol.2. Ed. Itatiaia,Belo Horizonte,1981.
ESTUDOS ICTIOLÓGICOS E PESQUEIROS EM ÁGUAS INTERIORES DO RIO GRANDE DO NORTE. Disponível em:> http://www.ablimno.org.br/boletins/pdf/bol_37(1-3).pdf
Crédito da foto:http://www.amazon-exotic-import.de/Gallerie/Salmler/Seiten/Hoplias%20malabaricus%20Atabapo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário