Nossa página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Besouro Homalinotus coriaceus (Gyllenhal); Fauna do RN















     Inseto conhecido popularmente como Broca do pedúnculo floral do coqueiro ou broca do cacho de coqueiro, mas cientificamente como Homalinotus coriaceus. Ele pertence à ordem dos Coleópteros e a família dos Curculionídeos. Este besouro apresenta coloração preta e mede de 25 a 30 mm de comprimento(Ferreira et al. 2002), além de um rostro com 8 mm(Gallo et al. 2002), cujas fêmeas pouco diferem dos machos, sendo ligeiramente maiores e apresentando duas depressões pouco pronunciadas no pronoto. seus ovos são brancos e medem 3,5 mm de comprimento por 2,5 mm de largura, sendo a postura feita no pedúnculo floral.














     Porém a postura pode ser feita ainda na bainha foliar(Gomes,1944). as larvas são de coloração branca e cabeça ferrugínea(Bondar,1940). Após o estágio larval, esta pupam construindo um casulo de fibras entre a superfície do tronco e a inserção da bainha foliar(Moura & Vilela,1998). A duração completa do ciclo varia de 6 a 8 meses(Gallo et a
l. 2002).













     A Broca do pedúnculo floral é considerada uma das praga mais importantes da cultura de coco no Brasil, provocando redução da ordem de 50% na produção de coco(Gomes,1992). Os danos são causados pelas larvas, que cavam galerias no pedúnculo floral interrompendo o fluxo da seiva e promovendo a queda de flores e frutos(Ferreira et al. 2002). Os adultos também são nocivos ao coqueiro, porque ao se alimentarem, dilaceram o tecido de flores e frutos novos, secando-os(Ferreira et al. 1997).

REFERÊNCIAS:

Sarro,Fernanda B. & Crocomo,Wilson B. & Ferreira,Joana M. S. Aspectos da Biologia e Morfologia da Broca do Pedúnculo floral do Coqueiro,Homalinotus coriaceus (Gyllenhal) (Coleoptera:Curculionidae). Neotropical Entomology. January-February,2004. pgs:1-2.

Gomes,Raimundo Pimentel. O coqueiro da baía. São Paulo: Nobel. 1992. pg:103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário