Nossa página

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pardal Passer domesticus (Linnaeus, 1758)

   Ave conhecida popularmente como Pardal, entretanto seu nome científico é Passer domesticus (Linnaeus, 1758). Ave exótica originária do Oriente Médio que se dispersou pela Europa e foi introduzida no Brasil proveniente de Portugal.
   Indivíduos adultos medem cerca de 15cm de comprimento e pesam aproximadamente 30 gramas cada. O macho adulto apresenta garganta e loro de cor preta e píleo cinzento e o bico preto que torna-se amarelado durante o descanso reprodutivo; enquanto que as pardocas(fêmeas) não apresentam a garganta preta e possuem uma lista supraciliar clara e são um pouco menores que os machos. Na fase juvenil indivíduos da espécie parecem com as fêmeas.
   Alimenta-se de grãos, invertebrados como por exemplo insetos, mas também inclui em sua dieta frutos,flores e restos de comida de origem humana.
   A fêmea põe até 10 ovos cinzentos por vez em um ninho esférico feito geralmente pelo pelo macho, sendo aqueles incubados pelos pais por até 14 dias em média, quando nascem os filhotes que abandonaram o ninho tornando-se independentes depois de pelo menos duas semanas após nascimento.
    Ave de comportamento social complexo que vive em áreas abertas e também pode ser encontrada na borda de florestas, sendo observada frequentemente em locais com habitação humana, tanto na zona urbana como na zona rural dos municípios, podendo formar grandes bandos.
  Essa ave apresenta ampla distribuição geográfica, sendo considerada uma espécie cosmopolita, ocorrendo inclusive em todo o Brasil nas áreas urbanas.
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte observei essa espécie em todos os municípios que visitei, estando presente em todas as mesorregiões potiguares(Mesorregião Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar), sendo encontrado de maneira geral  abundantemente no entorno das residências.

Referências

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

LUÍS FÁBIO SILVEIRA. Mundo das aves. O Pardal vai se extinguir no Brasil? Disponível em: http://www.ib.usp.br/~lfsilveira/pdf/a_2012_cecpardal.pdf Acesso em 26 de fevereiro de 2016.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário