Nossa página

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Cobra-cipó Bicuda Oxybelis aeneus (Wagler in Spix, 1824)

Bicuda(Oxybelis aeneus) observada sobre arbusto, em área de campo antropizado no município de Monte Alegre,RN,Brasil.
   Serpente conhecida popularmente como Cobra-cipó,Bicuda ou Cipó-bicuda, entretanto seu nome científico é único,Oxybelis aeneus (Wagler in Spix, 1824). Ela pertence a família Colubridae, da qual também fazem parte por exemplo a Cobra-de-cipó(Leptophis ahaetulla) e a Tantilla melanocephala (Linnaeus, 1758). "Um Individuo adulto macho apresenta comprimento de até 1,4 m, enquanto que nas fêmeas atinge 2m. O dorso varia de castanho a acinzentado, com escamas manchadas de preto ou marrom-escuro nas extremidades, confundindo-se com a cor dos galhos de plantas, o que proporciona boa camuflagem. A cabeça é marrom na parte de cima e nas laterais, com uma linha preta fina acima das escamas labiais. As escamas labiais e a região inferior do pescoço são brancas. O ventre é castanho, com pontos pretos irregulares no primeiro terço do corpo, no restante é marrom-escuro. Os olhos são brancos, com manchas esverdeadas nas bordas laterais e um anel amarelado ao redor das pupilas redondas(Rafael de Fraga,2013)".
Cobra-cipó(Oxybelis aeneus) observada sobre arbusto, em área de campo antropizado no município de Monte Alegre,RN,Brasil.
    A Bicuda(Oxybelis aeneus) é uma espécie diurna(ativa durante o dia) e arborícola(vive principalmente em arbustos ou árvores) que se alimenta de pequenos vertebrados, principalmente lagartos e aves. Quando sente-se ameaçada torna-se bastante agressiva, desferindo botes e as vezes liberando substâncias com mau odor, na tentativa de livrar-se da presença do intruso. De maneira geral não oferece grande riscos ao homem, sendo considerada não peçonhenta(não é espécie de interesse médico), pois sua dentição opistóglifa(dentes sulcados inoculadores de veneno na parte posterior do maxilar) esta associada a um mecanismo pouco eficiente de inoculação, servindo principalmente para captura de suas pequenas presas.
    A Cobra-cipó(Oxybelis aeneus)  é encontrada nas matas, bordas de matas e em áreas abertas antropizadas de quase todo Brasil, exceto na região Sul do país. Sua distribuição geográfica estende-se do México passando pela América Central,Andes e norte da América do Sul.

Referências
Ednilza Maranhão dos Santos, Jozelia Maria de Sousa Correia, Vanessa do Nascimento Barbosa (orgs.). Guia de répteis do Parque Estadual de Dois Irmãos . – 1. ed. - Recife: EDUFRPE, 2017.

José Santiago Lima-Verde. Fisioecologia e Etologia de algumas serpentes da chapada do Apodi, estados do Ceara e Rio Grande do Norte (Brasil). São Paulo, 1971.

Paulo C.M.D. Mesquita; Daniel C. Passos; Diva M. Borges-Nojosa; Sonia Z. Cechin. Ecologia e história natural das serpentes de uma área de Caatinga no nordeste brasileiro. Pap. Avulsos Zool. (São Paulo) vol.53 no.8 São Paulo  2013.

Rafael de Fraga,Albertina Pimentel Lima, Ana Lúcia da Costa Prudente e William E. Magnusson. Guia de cobras da região de Manaus - Amazônia Central = Guide to the snakes of the Manaus region - Central Amazonia / Manaus : Editora Inpa, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário