Nossa página

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Oiticica Microdesmia rigida (Benth.) Sothers & Prance

Oiticica(Microdesmia rigida) centenária as margens de riacho no município de Monte Alegre,RN,Brasil.
    Planta conhecida por Oiticica,Oiti e Uiti-Icica, entretanto seu nome científico é único, Microdesmia rigida (Benth.) Sothers & Prance. Ela pertence a família Crysobalanaceae.
   Essa espécie alcança cerca de 15m de altura e sua copa pode variar de 15 a 20m de circunferência. Ela apresenta folhas alternas e ásperas com cerca de 12cm de comprimento e 6cm de largura, flores amarelas com 3mm de diâmetro que formam uma inflorescência paniculada e os frutos são do tipo drupa oblonga com uma semente rica em óleo. Esse óleo de alto valor secativo é indicado para uso na indústria de vernizes e tintas, como matéria-prima para fabricação de sabão e trabalhos de artes plásticas. A exploração industrial do referido óleo foi atividade intensa principalmente entre 1930 e 1950 na região Nordeste, na época com forte valor econômico. 
folha de Oiticica(Microdesmia rigida) observada as margens de riacho no município de Luís Gomes,RN,Brasil.

    A madeira da Oiticica(Microdesmia rigida) é considerada muito resistente ao esmagamento, sendo indicada na confecção de rodas de carros de boi e pilões. As suas folhas durante longas estiagens servem de alimento para o gado além de servir para polir artefatos de chifre. Na medicina popular o cozimento das cascas dela é indicada como loção nas afecções da pele, enquanto suas folhas para o tratamento da diabetes e inflamações(Almeida,1993; Lorenzo & Matos, 2002).
Oiticica(Microdesmia rigida) observada as margens de rio seco no município de Cerro Corá,RN,Brasil.

    A Oiticica(Microdesmia rigida) é uma espécie nativa e endêmica do Brasil que ocorre principalmente nas matas ciliares do Sertão e Agreste Nordestino, sendo frequente a sua presença nas margens de rios e riachos do Nordeste brasileiro(Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia) inseridos no bioma Caatinga. Porém ela também tem ocorrência confirmada nos estados de Minas Gerais e São Paulo em formação do Cerrado.

Referências
Almeida, Edvaldo Rodrigue de. Plantas Medicinais Brasileiras: conhecimentos populares e científicos. Hemus,1993.
Lorenzo, H.; Matos, F. J. A. Plantas medicinais do Brasil: Nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. 544p.
Maia, G. N. Caatinga: Árvores e arbustos e suas utilidades. São Paulo: D & Z., 2004. 413p.
Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 1. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
Renato Braga. Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1976. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário